As guerras em que EUA não deveriam ter se metido

Avião dos EUA lançando bombas durante a Guerra do Vietnã

Sputnik News – 08/11/2015

Durante a sua história, os Estados Unidos participaram de muitas campanhas militares. No entanto, há algumas em que as autoridades norte-americanas não deveriam ter se metido. A revista The Nacional Interest elaborou uma lista.

O primeiro lugar ocupa a Guerra Anglo-Americana de 1812, ou seja, a segunda guerra pela independência. Segundo o artigo, os EUA estavam mal preparados e, por isso, a invasão do Canadá falhou. No mar, os norte-americanos tiveram alguns sucessos mas a supremacia foi da marinha britânica. Além disso, o exército do Reino Unido incendiou e saqueou Washington.

Os autores atribuíram a segunda posição no ranking à Guerra de Black Hills de 1876-1877 contra os índios Sioux. A The National Interest a classifica como uma das menos preparadas na campanha contra a população indígena.

O terceiro lugar é ocupado pela participação dos EUA da Primeira Guerra Mundial de 1914-1918. O país entrou na guerra só em 1917, depois de navios americanos serem atacados pelos submarinos alemães. Durante 18 meses, os EUA perderam 116 mil homens, nota a edição.
A revista colocou na quarta posição a intervenção dos EUA na guerra do Vietnã de 1965-1973. Os EUA se meteram no conflito que não levou a nada, exceto grandes perdas, se diz no artigo. Retirando as tropas, os EUA deixaram o Veitnã do Sul desprotegido do Vietnã do Norte.
Finalmente, a edição faz lembrar o envio das tropas da coalizão internacional ao Iraque em 2003 com o objetivo de derrubar Saddam Hussein, estabelecer um regime aliado e prevenir a proliferação das armas de destruição em massa.
“Olhando para trás, cada um destes objetivos parece absurdo”, se diz no artigo.
Embora os EUA tivessem vencido no Iraque, não conseguiram estabelecer a paz no país. A situação se transformou em guerra civil. Além disso, os vestígios das armas de destruição em massa nunca foram encontrados.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s