Mídia dos EUA: Submarino chinês se aproximou de porta-aviões norte-americano

Porta-aviões USS Ronald Reagan, da Marinha dos Estados Unidos
.Sputnik News – 04/11/2015

A mídia norte-americana divulgou que um submarino chinês navegou muito próximo do porta-aviões de propulsão nuclear USS Reagan poucos dias antes de Washington causar alvoroço ao enviar o USS Lassen para dentro das 12 milhas náuticas das ilhas Spratly, que Pequim reivindica como dentro de seu território no Mar da China Meridional.

Segundo o site Washington Free Beacon, a divulgação do fato acontece enquanto o almirante Harry Harris visita a China pela primeira vez como comandante das forças norte-americanas no Pacífico. O Comando do Pacífico não quis comentar sobre o submarino chinês, mas não negou que o incidente aconteceu, segundo obervou o veículo de comunicação.
A aproximação do submarino teria acontecido em torno do dia 24 de outubro, no Mar do Japão após o USS Reagan deixar o seu porto de armamento em Yokosuka. Outros detalhes do incidente não foram revelados, incluindo o tipo de submarino chinês ou a distância entre os dois navios de guerra.
O Washington Free Beacon se referiu ao incidente como “o mais próximo encontro” entre um porta-aviões dos EUA e um submarino chinês em quase uma década. Uma aproximação anterior teria envolvido o USS Kitty Hawkand e um submergível de ataque da China da classe Song no dia 26 de outubro de 2006.
Os EUA realizaram a operação batizada como “liberdade de navegação” no Mar da China Meridional no dia 26 de outubro passado. Pequim denunciou o fato como uma violação de sua soberania e uma “provocação descarada’. Na quarta-feira (28), o ministro da Defesa da China, Chang Wanquan, exortou Washington a se abster de atos semelhantes no futuro.
Ele reafirmou que Pequim é fortemente contra qualquer movimento norte-americano que ameacem a “soberania e segurança da China e mine a paz e a estabilidade regional”, informou a agência de notícias Xinhua.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s