Deputado cogita abrir CPI contra Rede Globo após investigações sobre fraude fiscal

5/7/2013 às 10h57 (Atualizado em 5/7/2013 às 18h52

Protógenes Queiroz encabeça apuração de denúncias feitas por manifestantes no Rio de Janeiro

Do R7

Manifestantes se reuniram na noite desta quarta-feira (3) na frente da sede da Rede Globo, no Rio de JaneiroReprodução/Facebook/Anonymous Brasil

O deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB-SP) diz serem graves as informações que recebeu sobre sonegações fiscais cometidas pela Rede Globo. Recentemente, documentos vazados na internet divulgaram que a empresa teria sonegado um total de R$ 183,14 milhões da Receita Federal.

O delegado recebeu esses documentos de manifestantes que protestavam contra a emissora no Rio de Janeiro nesta quinta-feira (4) e alegou que irá realizar uma investigação sobre o assunto no Congresso Nacional.

— Pode-se partir até para uma CPI [Comissão Parlamentar de Inquérito] como outro tipo de investigação. Do meu conhecimento, já existem alguns procedimentos investigativos. Se eles não estiverem tendo seu tratamento a altura da gravidade do que se apura, é evidente que tem de ter uma investigação maior por parte do Parlamento brasileiro.

Leia mais notícias de Brasil

Protógenes, que vem acompanhando o assunto, diz que quer integrar em sua investigação a informação de outras esferas que já estariam analisando a Rede Globo.

— Eu já estou estruturando para solicitar informações junto à Receita Federal, de procedimentos instaurados, e também junto ao Ministério Público Federal e à Polícia Federal, indícios de Crime Financeiro. Não há só indícios de sonegação Fiscal. Foram relatados, pelo que acompanho, crimes financeiros e crimes tributários, e há indícios a se apurar nessa direção.

O deputado, que é ex-delegado da Polícia Federal, relata não ver indício de fraudes na documentação apresentada pelos manifestantes

— De maneira nenhuma. As reivindicações são legítimas.

Os manifestantes também apresentaram a Protógenes dados de que a fraude, na verdade, teria passado de R$ 1 bilhão de reais. Questionado se este valor não seria exagerado, o Queiroz não negou esta possibilidade.

— Pela estrutura que tem a Rede Globo, eu acho que é um valor compatível com o que eles têm sim. Em relação aos espaços publicitários, mídia, dinheiro, eu acho que pode chegar sim.

Procurada pela reportagem do R7, a assessoria de imprensa da Rede Globo informou que não irá se manifestar sobre o assunto.

Protestos

Na noite desta quarta-feira (3), cerca de mil manifestantes se reuniram na frente da sede da Rede Globo, no Rio de Janeiro. O grupo questionava o não pagamento dos impostos por parte da emissora à Receita Federal entre outros pontos relativos à empresa.

Durante o ato, foi entregue uma carta à Rede Globo cobrando explicações sobre a fraude ao fisco, assumida pelo grupo televisivo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s