Berzoini critica manipulação da Folha sobre ‘propinoduto tucano’

29 DE JULHO DE 2013 – 10H07

 

Deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP) questiona publicação de reportagem sobre propinoduto no metrô paulista na editoria ‘Cotidiano’ da Folha de S.Paulo nesta segunda-feira (29) e observa que o texto “não cita o nome de ninguém do governo tucano”. Já em suas últimas duas edições, a revista IstoÉ deixou clara a participação dos governos Geraldo Alckmin, José Serra e Mario Covas no esquema de superfaturamento de obras e propina.

O jornal, depois de ter feito a denúncia há duas semanas, tem blindado os tucanos. “Nunca vi nada igual!! Rabo preso com o PSDB?”, questiona o parlamentar.  Voltou ao assunto nesta segunda, mas como observa o deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), o jornal publicou sua reportagem sobre o caso na editoria “Cotidiano”, em vez de “Poder”, e sem citar qualquer participação dos governos tucanos do Estado de São Paulo.

“Folha noticia caso do superfaturamento do Metrô de SP na editoria de …cotidiano!! E não cita o nome de ninguém do governo tucano”, escreveu o parlamentar em sua conta no Twitter nesta manhã. “Nunca vi nada igual!! Rabo preso com o PSDB??”, questionou ainda Berzoini. Como noticiou o 247 no último sábado 27, a Folha que, curiosamente, iniciou a divulgação do caso, havia tirado seu time de campo, sem mais voltar ao tema.

Na reportagem de hoje, o jornal da família Frias noticia que a Siemens, empresa que delatou um esquema de cartel da qual fazia parte, irá devolver aos cofres públicos o dinheiro das licitações pelas quais foi beneficiada. A multinacional alemã admitiu devolver parte do valor que teria sido superfaturado no fornecimento de equipamentos em São Paulo. Na segunda matéria sobre o caso, assinada pela jornalista Catia Seabra, o veículo também não cita o nome do governador Geraldo Alckmin (PSDB).

Conforme mostraram as duas últimas reportagens de capa da revista IstoÉ, o esquema de superfaturamento e propina nas obras do metrô e dos trens metropolitanos, segundo o depoimento de um ex-funcionário da Siemens, tinha a participação de autoridades dos governos estaduais, que também eram beneficiados. Segundo a IstoÉ, foram desviados R$ 50 milhões nos governos de Alckmin, mas também de José Serra e Mario Covas. O atual governador será até alvo de uma ação de improbidade.

Na segunda reportagem sobre o caso, a revista informa, com base em documentos aos quais teve acesso, que houve superfaturamento de no mínimo R$ 425 milhões no metrô paulista durante os sucessivos governos do PSDB nos últimos 20 anos, esquema que contou com a participação de autoridades e servidores públicos. Voltando às questões feitas em matéria publicada no sábado, pelo site Brasil 247, por que então a Folha sequer citou o nome de um dos três governadores? E por que Geraldo Alckmin está sendo blindado pela grande imprensa?

Com Brasil 247

(imagem retirada do Brasil 247 e modificada por redação Vermelho)

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s