Governo brasileiro pede explicações aos EUA sobre espionagem

07/07/2013 14h53 – Atualizado em 07/07/2013 15h12

Brasil é o país da América Latina com mais e-mails e ligações monitoradas.
‘O Globo’ teve acesso a dados coletados por Edward Snowden.

 

O ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, se pronunciou durante coletiva na tarde deste domingo (7), em Paraty, no Rio, sobre o Brasil ser alvo da vigilância do governo dos EUA. O jornal “O Globo” teve acesso a dados coletados por Edward Snowden, ex-técnico da CIA que denunciou um gigantesco esquema de espionagem liderado pela Agência Nacional de Segurança dos EUA.

Patriota disse que que o governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que a comunicação eletrônica dos brasileiros era alvo de espionagem dos norte-americanos.

“Solicitamos esclarecimento da embaixada do Brasil em Washington e do embaixador americano no Brasil. O governo brasileiro promoverá no âmbito da União Internacional de Telecomunicações [UIT] o aperfeiçoamento das regras. O Brasil deverá propor às Nações Unidas a iniciativa de proibir abusos e invasão das informações dos usuários da rede de comunicações para garantir segurança cibernética que proteja os direitos dos cidadãos e preserve a soberania dos países”, declarou.

Patriota ainda afirmou que o ministro Paulo Bernardo fará ainda neste domingo declarações sobre assuntos legais e sobre a questão das empresas. Após o comunicado, o ministro deixou a sala de convenção e não respondeu perguntas da imprensa.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s