Palestra da Fisl14 defende o uso do software livre na educação

Teresa FurtadoDa Fisl14

 

 

Num mundo em que a informação é livre, ou se apresenta desta forma, nem sempre o conhecimento em algumas áreas é acessível a todos. O tópico foi pauta de uma das palestras da Fisl 14 (Feira Internacional de Software Livre), que acontece nesta semana, entre os dias 3 e 6 de julho. A servidora do Serpro-RS, Fátima Conti, tratou do assunto com uma plateia bastante interessada nesta quarta-feira.

20130703_103252 (Foto: 20130703_103252)Palestra da Fisl 14 sobre liberdade na Internet, software livre e educação, ministrada pela servidora do Serpro-RS Fátima Conti (Foto: Teresa Furtado/TechTudo)

De acordo com Fátima, dentro da área de softwares, a questão do conhecimento e da liberdade são claramente ilustradas pelas limitações impostas pelos detentores de direitos de um programa a usuários que adquirem sua licença. Softwares que bloqueiam a leitura ao receberem uma atualização, forçando o usuário a comprar uma nova licença, são exemplos dessa postura.

Por isso, o software livre é um caminho saudável para democratizar o acesso à tecnologia. Nele há possibilidade inclusive de acessar seu código fonte para fazer alterações conforme sua necessidade e há uma comunidade imensa trabalhando para realizar melhorias diversas, garantindo que suas atualizações estejam acessíveis a todos.

Fátima ainda abordou temas como a importância de uma educação de qualidade, que, com devido destaque para tecnologia, pode fazer com que a sociedade evolua, pois só assim há perspectiva de inovação necessária para isso.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s